Plano de Mobilidade Urbana
Do PAC ao Plano: Londrina se prepara para desenvolver seu Plano de Mobilidade Urbana
Cerca de 80 pessoas compareceram ao evento para conhecer a metodologia de construção de um plano de mobilidade
Publicado em Dez 17 2014

Auditório cheio: público debateu os bons exemplos e a visão de futuro para Londrina (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A discussão sobre a mobilidade nas cidades contemporâneas pode ser centrada na discussão espaço X uso desse espaço. Com média de menos de dois ocupantes, os veículos ocupam muito mais espaço, poluem mais e transportam menos pessoas que modais como ônibus ou bicicleta. Afinal, o que queremos mover: carros ou pessoas?

Com esse questionamento, Diogo Pires Ferreira, coordenador de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, deu início ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana, que acontece hoje em Londrina (PR). Depois de selar parceria com a EMBARQ Brasil e realizar o alinhamento estratégico para seu projeto de mobilidade, a cidade agora se encaminha para a discussão e o desenvolvimento de seu Plano de Mobilidade Urbana.

Publicado em Nov 12 2014

Parauapebas - PA (Foto: Adi Jonan/Flickr)

Ao longo desta semana, entre os dias 11 e 14 de novembro, a cidade de Parauapebas (PA) recebe o curso Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo programa Capacidades, do Ministério das Cidades. Com o objetivo de prestar auxílio técnico às cidades, o curso traz especialistas do setor para tratar de temas diretamente ligados do desenvolvimento de um plano de mobilidade, como mecanismos de financiamento e participação popular, sustentabilidade, acessibilidade e segurança, entre outros.

Supervisão na Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus em Joinville
Equipe da EMBARQ Brasil acompanhou aplicações
Publicado em Oct 15 2014

Cristina Albuquerque acompanhou pesquisas nos ônibus. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Após treinamento na última semana , os entrevistadores do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) foram às ruas para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A equipe, que realiza o questionário no período de 8 a 24/10, recebeu acompanhamento de técnicos da EMBARQ Brasil durante a aplicação, na última terça-feira (14), a fim de garantir a correta aplicação do questionário.

Joinville realiza pesquisa de satisfação com usuários do transporte coletivo
Metodologia aplicada foi desenvolvida pela EMBARQ Brasil
Publicado em Oct 7 2014
Cristina Albuquerque apresenta a metodologia aos técnicos em Joinville. (Foto: EMBARQ Brasil)

As cerca de 124 mil pessoas que utilizam o transporte por ônibus hoje, em Joinville (SC), são parte fundamental do plano de mobilidade em desenvolvimento pelo município. A partir de quarta-feira (8) até o próximo dia 24, os usuários serão entrevistados em ônibus e estações por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os entrevistadores foram treinados a partir da metodologia da Pesquisa de Satisfação - QualiÔnibus, desenvolvida pela EMBARQ Brasil.

Entrevista: aprendizados e expectativas para Juiz de Fora
Secretário Rodrigo Tortoriello fala sobre o Plano de Mobilidade Urbana e visão de futuro para a cidade
Publicado em Oct 6 2014

Rodrigo Tortoriello, Secretário de Transportes e Trânsito de Juiz de Fora (Foto: Priscila Kichler Pacheco/EMBARQ Brasil)

Na última semana, Juiz de Fora recebeu o Safári Urbano, que levou funcionários de diversos setores da prefeitura às ruas da cidade para vivenciar a experiência dos pedestres. O projeto de qualificação das calçadas, que conta com verba do PAC, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora e tem como meta garantir mais segurança, acessibilidade e conectividade aos pedestres. Rodrigo Tortoriello, Secretário de Transporte e Trânsito da cidade, acompanhou as atividades do Safári e conversou com a equipe da EMBARQ Brasil sobre os aprendizados e as expectativas.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Joinville promove oficina do Plano de Mobilidade
Encontro levantou problemas e possíveis soluções em mobilidade no município
Publicado em Aug 19 2014

Primeira oficina de participação social aconteceu no auditório Cau Hansen, em Joinville (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A Prefeitura de Joinville deverá concluir ainda este ano o seu plano de mobilidade (PlanMOB), atendendo aos requisitos da Lei Federal nº 12.587 e às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

Publicado em Aug 14 2014

Daniela Facchini, diretora da EMBARQ Brasil, e time de técnicos analisam etapas de elaboração do plano. (Foto: Andressa Machado/Prefeitura de Pelotas)

A prefeitura de Pelotas (RS) vem trabalhando para tornar seu Plano de Mobilidade Urbana realidade. Para isso, conta com apoio da EMBARQ Brasil, com quem se reuniu na última quinta-feira (14) juntamente com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) e o Observatório de Mobilidade Urbana de Pelota. O objetivo foi garantir o bom andamento da elaboração do plano, que deu seu passo inicial durante o workshop Do PAC ao Plano, conduzido pela EMBARQ Brasil na cidade.

Reunião de alinhamento estratégico conclui mais uma etapa do PlanMOB de Joinville
Workshop terminou hoje com definição dos prazos e órgãos que deverão ser consultados para a entrega do plano de mobilidade
Publicado em Jul 17 2014

(Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil

O município de Joinville concluiu, nesta quinta-feira (17), o ciclo de reuniões de alinhamento estratégico que fazem parte do workshop Do PAC ao Plano, promovido pela EMBARQ Brasil a convite da Prefeitura de Joinville e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ. Neste segundo dia de atividades, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo municipal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Pedala Joinville, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Caixa Econômica Federal, entre outros.

Representantes da Prefeitura de Pelotas visitam EMBARQ Brasil
Foram discutidos próximos passos para execução do Plano de Mobilidade Urbana
Publicado em Jul 11 2014

Joseane Almeida e Luis Oliveira King (à direita) em reunião com a equipe da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A equipe da EMBARQ Brasil recebeu, na tarde desta sexta-feira (11), representantes da Prefeitura de Pelotas (RS) para discutir o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A reunião foi a oportunidade para retomar a parceria já existente entre Pelotas e a EMBARQ Brasil e definir os próximos passos.