Quase um terço da população brasileira depende do transporte público coletivo para acessar trabalho, estudo ou outras atividades cotidianas, e metade dos passageiros de ônibus em grandes cidades brasileiras têm nele sua única opção. À medida que a crise de demanda do setor se perpetua e comprova a falência do seu modelo de financiamento, as cidades enfrentam o desafio crescente de renovar o transporte coletivo, reter clientes e atrair novos passageiros.

Com esta motivação, o WRI Brasil criou o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus em 2017. O Grupo é formado por cidades, agências metropolitanas e empresas operadoras que buscam ações mais efetivas para a melhoria da qualidade do transporte coletivo com foco no cliente. Por meio de trocas periódicas, os participantes compartilham informações sobre seus sistemas e apresentam soluções e inovações adotadas, que, muitas vezes, são replicadas por outras cidades. 

Como coordenador da iniciativa, o WRI Brasil facilita conexões e sistematiza o conhecimento gerado. Outras organizações reconhecidas na área, como FGV/CERI, ITDP Brasil e NTU, atuam como facilitadoras de atividades do Grupo, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP e da Frente Nacional de Prefeitos.

O Grupo de Benchmarking faz parte do Programa QualiÔnibus, que tem apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation.

Representantes de Norte a Sul

Atualmente, o Grupo conta com dezenas de participantes de Norte a Sul, que juntos representam 20% da população e 30% de toda a frota de ônibus do país.

Além de participarem de encontros periódicas, os participantes contam com ferramentas padronizadas que facilitam a troca de experiência e a identificação de boas práticas: a coleta anual dos Indicadores de Qualidade e a aplicação da Pesquisa de Satisfação. Além de impulsionar a replicação de ações em diferentes sistemas de transporte, o uso de metodologias padronizadas torna mais efetiva a busca por soluções compartilhadas para desafios históricos do transporte coletivo.

Nosso impacto

De 2017 para cá, a progressiva expansão do Grupo e a consolidação do uso das ferramentas para gestão da qualidade têm impulsionado as trocas de experiência entre as cidades, a apropriação dos dados do transporte coletivo e o direcionamento de ações de qualificação com foco nos clientes.

Porto Alegre e Salvador incluíram a melhoria da satisfação percebida pelas pessoas em seus planos de governo. Outras cidades inspiraram e replicaram boas práticas como a implementação de adesivos nos pontos cegos de ônibus, a adoção de políticas de estacionamento rotativo que revertem suas receitas para o transporte coletivo e a qualificação de pontos de ônibus, totalizando mais de 10 boas práticas replicadas até aqui.

Vídeo sobre boas práticas do Grupo